Segundo a terceira pesquisa Ibope/Rede Amazônica, Arthur Neto (PSDB) e Marcelo Ramos (PR) vão disputar a Prefeitura de Manaus no segundo turno das eleições. O prefeito aparece com 44% e o seu principal adversário, com 23%, uma diferença de 21 pontos percentuais no primeiro turno. Se o tucano chegar a 50% mais um voto, pode vencer o pleito logo no próximo domingo.

O resultado foi publicado em telejornal da Rede Amazônica/TV Amazonas nesta noite de sexta-feira, dia 30.

No estudo publicado no dia 16 de setembro, Arthur tinha 42% e agora subiu dois pontos. Seu principal oponente na pesquisa tinha 20% e agora cresceu três pontos percentuais.

Leia mais

Arthur aumenta rejeição e cai na intenção de voto, diz a Tiradentes

Sem rejeição

Se consultou, o Ibope e a TV Amazonas não divulgaram o índice de rejeição dos eleitores aos candidatos. Na segunda pesquisa, de 16 de setembro, Arthur não figurava como o líder, o que divergia de todas as pesquisas feitas na cidade até então.

Para o Ibope, da primeira para a segunda pesquisa, Arthur caiu 10 pontos percentuais na rejeição do eleitor.

A atual pesquisa também reafirma dados anteriores do Ibope, que destoam dos demais institutos locais ao dar larga margem para o atual prefeito sobre o segundo lugar, de quase 50%. Nas demais pesquisas, essa diferença não chega a 20 pontos.

O instituto Ibope segue como um dos três principais fornecedores contratados pela campanha do prefeito Arthur Neto. Até esta sexta, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Ibope já recebeu R$ 120.800,00 ou 2,9% dos recursos arrecadados pelo candidato.

arthur_ibope

Os demais candidatos, para o Ibope, estão bem distantes dos dois primeiros colocados. O terceiro, Serafim Corrêa (PSB) tem 10%, José Ricardo (PT) e Silas Câmara (PRB), 7%; Hissa Abrahão (PDT), 4%; Henrique Oliveira (SDD) e Luiz Castro (Rede), 2%; e Antônio Queiroz (Psol), 1%.

 

Só dá Arthur no segundo turno

A pesquisa Ibope simulou dois cenários para segundo turno, apontando vitória de Arthur em ambos. Contra Marcelo, o prefeito se reelegeria 50% contra 39%; com Serafim, de 56% a 29%.

Leia mais

Segunda pesquisa A Crítica afirma que Marcelo derrota Arthur na final

Sobre a pesquisa

O Ibope registrou a pesquisa no TRE-AM com o número 07239/2016 para ouvir 805 eleitores de 27 a 29 de setembro. A margem de erro é de 3%.

 

Fotos: Reprodução/TV e TSE