Uma nova estratégia para combater a criminalidade no Estado será lançada pelo Governo neste sábado, dia 14, na zona norte de Manaus. Trata-se do programa “Todos Pelo Amazonas”. A ideia é integrar as áreas de educação, social, saúde, segurança, cultura e esporte para ampliar a oferta de serviços à população.

As ações ocorrerão no Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola, localizado na rua Gandu, 119, bairro Cidade Nova I, das 8h às 16h. A população receberá atendimentos médicos clínico e dermatológico; aferição de pressão e teste de glicemia; emissão de 1ª  e 2ª via de Carteira de Identidade, de CPF e de Carteira de Trabalho 1ª e 2ª via; atendimento psicossocial à mulher vítima de violência; atendimento jurídico; emissão da Carteira Nacional de Artesão; serviços de embelezamento; exposição de artesanato; palestras, oficinas e atividades profissionalizantes; serviços de atendimento ao consumidor; atividades de educação no trânsito para crianças, culturais, esportivas e de lazer, como aula de zumba; e orientação de primeiros socorros.

Além da polícia e cadeia 

O “Todos Pelo Amazonas” é uma das iniciativas lideradas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). “Não basta ao sistema de segurança oferecer somente polícia e cadeia. A determinação do governador Amazonino é que se aproxime o governo do povo, levando essas ações. Tudo o que estava no gabinete vai para as ruas”, ressaltou o vice-governador e secretário da SSP-AM, Bosco Saraiva.

“Essa proposta marca o início de uma nova abordagem de combate à violência em nossa cidade. A criminalidade não é problema só da secretaria de segurança pública, mas de todas que atuam diretamente junto à população desde a assistência social passando pela educação e esporte. Queremos unir forças, levar cidadania e contribuir para o bem estar da nossa população”, afirmou a presidente de honra do FPS, Mônica Mendes.

Além da Seas, o programa é realizado com a parceria com as Secretarias de Cultura, de Justiça e Cidadania (Sejusc), Educação (Seduc), Esportes (Sejel) e da Saúde (Susam); Centro de Educação Tecnológica (Cetam); Ouvidoria Geral do Estado; Programa de Proteção e Orientação ao Consumidor do Amazonas (Procon-AM); Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM); Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Amazonas (PMAM). A coordenação é da SSP-AM e do FPS.